quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Alunos de Hotelaria resgatam a história do café em jantar temático

Café: o ouro verde de Santos foi o tema de um jantar promovido, em 21/6, por 33 alunos do Técnico em Hotelaria do Senac Santos (SAN), para encerrar o último módulo – Alimentos e Bebidas e Eventos – e resgatar a história do produto que, no início do século 20, fez do município portuário a principal praça cafeeira do país. A ceia, servida no restaurante Cidade Café, situado no centro histórico local, reuniu proprietários e funcionários de hotéis e estabelecimentos da região ligados à gastronomia.

A iniciativa já tradicional em SAN vem atraindo, desde 2006, cada vez mais pessoas. Prova disso é que, este ano, o jantar contou com a presença de autoridades locais e formadores de opinião. "Isso mostra que a ação está ganhando visibilidade no mercado. O objetivo é auxiliar os empregadores a avaliarem a prática exercida pelos futuros profissionais, o que aproxima o Senac do setor hoteleiro e reforça a sua marca de referência no segmento", sugere Ana Paula Villela, coordenadora da área de turismo e hotelaria da unidade.

Ela diz ainda que atividades como essa possibilitam aos estudantes colocarem em prática os conceitos adquiridos no curso, como a organização de eventos, a arte de servir bem, a qualidade no atendimento ao cliente e as técnicas de gastronomia, nutrição e bartender. "Servem, também, como porta de entrada para o mercado de trabalho. Em 2009, cinco ex-alunos foram contratados na região, e, este ano, outros dois fizeram entrevistas", pontua Ana Paula.

Do cardápio para a mesa
O planejamento da atividade durou dois meses, entre definição de local e decoração, busca de patrocinadores e demais tarefas. "Eles conseguiram o apoio de floriculturas e empresas de aluguel de mobiliário, roupas e ambientes para festas", detalha a coordenadora. A turma escolheu o cardápio e os coquetéis que foram preparados por eles na ocasião. "O prato principal consistiu em risoto com aroma de café e a sobremesa foi um musse do mesmo produto", explica.

Na etapa de divulgação, os estudantes criaram os convites e a equipe de comunicação de SAN cuidou de dispará-los ao público-alvo. Além disso, Ana Paula informa que houve uma parceria pontual com os integrantes do Técnico em Arte Dramática. Trajados com roupas de época, eles recepcionaram os convidados e interagiram de forma lúdica com o público ao longo do jantar. "A ideia foi tornar o ambiente descontraído, pois, a cada turma, o evento ganha um formato diferente. No ano passado, por exemplo, o tema foi bossa-nova e os alunos serviram comidinhas de boteco", finaliza.



Decoração do ambiente e cardápio do jantar foram baseados no tema café

Nenhum comentário: