quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Fora do alcance das mãos

Os picos de audiência do Big Brother Brasil 9 não superam os índices das edições anteriores. Mas curiosamente o valor arrecadado em patrocínio aproxima-se dos R$ 60 milhões, superando folhetins e seriados nacionais. Em relação aos últimos cinco programas, a média caiu de 47 para 32 pontos reduzindo em 33% o número de telespectadores.

Fica a pergunta então: O que será que o pessoal de mídia responde aos seus clientes, quando sugerem investir divulgação em um programa que decresceu a quantidade de espectadores? Talvez não tivessem tal conhecimento na estreia e, com isso, acreditam no produto e no público fiel que se permite 'ingerir' informações desse tipo.

A nona edição do Big Brother ao mesmo tempo em que instiga a curiosidade principalmente em dias de 'paredão', quando um dos participantes é eliminado, repulsa àqueles que direcionam de forma insistente o controle remoto da televisão, em busca de programas com mais qualidade e geradores de conhecimento.

"Mas é o que povo quer ver", afirmam alguns comemtaristas e leigos nas ruas do país. O brasileiro, muitas vezes esteriotipado erroneamente como ignorante,assisti àquilo que os magnatas donos de grandes emissoras compram, enriquecendo os próprios bolsos, às custas de gente inocente, alheia e sem o poder de decisão.

Enquanto os programas de TV continuarem transmitindo o que o 'povo quer ver', estaramos alimentando falsas ideias, promovendo a desavença, dengrindo a imagem da mulher que insiste em mostrar explicitamente o corpo e deixando de contribuir para a formação de cidadãos críticos, dando-lhes a oportunidade de descobrir suas origens, culturas e outros mundos diferentes. Desperdiçando materiais literários de qualidade ou reportagens que poderiam render bons picos de audiência.

Um comentário:

patmagrini disse...

Nat, o assunto Big Brother é realmente polêmico. Pessoalmente, eu gosto de reality shows, de todos os tipos. Pode ser que intelectualmente não acrescente nada, mas acho curioso, interessante do ponto de vista do relacionamento humano. Mas o fato é que é puro entretenimento e os patrocinadores sempre ganham, senão nem arriscariam o investimento, que não deve ser nada pequeno ;-)
Beijos e coloque mais textos!